terça-feira, 27 de março de 2012

Páscoa

A Páscoa está chegando e nada melhor do que anunciarmos a verdadeira Páscoa aos pequeninos!

Páscoa  significa Passagem (da escravidão á Liberdade). É uma das três grandes festas, em comemoração do êxodo, ou seja, da libertação dos israelitas no Egito.

            O início da festa começava com uma refeição sacrificial: “Naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães asmos e ervas amargas. (Ex. 12:8)”.

·         Cordeiro assado ou cabrito era a recordação do sacrifício;
·         Pão sem fermento é a pureza;
·         Ervas amargas é a recordação da amarga servidão no Egito.

Jesus Cristo deu novo significado á Páscoa, sua ressurreição marca a nossa passagem da morte para a Vida! Das trevas para a Luz! Podemos desfrutar da libertação do pecado, da morte e da miséria na qual estávamos, e olhar para o futuro com esperança uma vez que Cristo é a nossa Páscoa: Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. (I Co. 5:7) e, hoje,  ao celebrarmos a Santa Ceia assim como foi a primeira celebração da Páscoa, estamos anunciando que Ele virá nos libertar deste mundo tenebroso e, enquanto Ele não vem, estaremos protegidos do Anjo destruidor por causa do Seu Sangue que está aspergido sobre a Sua Igreja!!!

                                               Feliz Páscoa com o verdadeiro Cordeiro Pascoal!!!
                                 Por:

Moldes para Lembrancinhas

São feitas em E.V.A.  e são coladas em prendedores, do outro lado está uma fita de imã, para ser colocada a mensagem sobre a Páscoa ou alguma atividade da criança!

 


História para Contação

ESTRELINHA E A PÁSCOA
Em uma Fazenda muito bonita, nasceu Estrelinha; uma ovelhinha branca como a lã bem fofinha; ela era bem pequena e passava muito tempo dormindo junto com a mamãe.
Quando Estrelinha acordava, ela gostava de brincar com suas amiguinhas Floquinho e Pupi; elas brincavam de pega-pega, apostavam corrida e quando se cansavam, paravam para beber água limpinha.
Certo dia quando as três estavam brincando viram um bicho todo arrepiado, estava passando e quase atropelou a floquinho. Ui! Cuidado! Não vê onde anda? _Oh! Desculpe-me, é que estou com tanta pressa! Se não tomar cuidado vai acabar atropelando algum bicho por ai! Disse Estrelinha. Desculpe-me de novo, mas é que tenho que apressar, pois a páscoa está chegando e eu preciso entregar muitos ovos por ai! Até breve! E assim o coelho saiu correndo! Ei espere seu coelho, o Sr. Não nos falou o que é a páscoa! Disse Pupi, Mas o coelho já ia longe. As três ovelhinhas ficaram muito curiosas e lá se foram para perguntar a Dn. Ovelha o que era aquilo “páscoa” e “ovos” quando perguntaram Dn. Ovelha respondeu:
-Bom eu ia mesmo falar-lhes sobre a páscoa, que é uma data muito especial. Sentem-se perto de mim para ouvir esta linda história. Há muito tempo atrás havia um rei mau que castigava o povo de Deus, ele obrigava o povo trabalhar como escravos. O povo de Deus eram os Israelitas e os q1ue serviam ao rei malvado eram os egípcios. Mas Deus amava o seu povo e decidiu liberta-los para que não fossem mais escravos. Então Ele castigou os egípcios, nove vezes, mas eles continuavam a maltratar os israelitas;
Foi ai que Deus mandou o último castigo, o décimo; foi um castigo terrível, Deus iria matar todos os filhos mais velhos de cada família!
-Oh! Que horror, falou estrelinha se encolhendo toda. E mamãe continuou: Só que Deus amava o seu povo, então deu uma ordem, cada família deveria matar um cordeiro e passar o sangue na porta de sua casa, assim ninguém da casa iria morrer. Os Israelitas obedeceram e nenhum dos seus filhinhos morreu. Eles foram libertos da morte! A partir daí, todo ano o povo de Deus sacrificava uma ovelha para ser liberto dos seus pecados.
Puxa mamãe! Então nós também vamos morrer? Seremos sacrificadas?Não! Disse a mamãe sorrindo; isso não é mais necessário, pois Deus mandou seu filho Jesus que nasceu lá em Belém; Ele era um nenezinho bem pequeno, mas cresceu e um dia Ele foi crucificado.
Agora não é preciso sacrificar mais nenhuma ovelha, Jesus libertou todas as pessoas da morte. Quando Ele próprio morreu na cruz do calvário pagando o preço do pecado, aquele que tem Jesus no coração está livre do pecado.
“Jesus é cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”
Estrelinha começou a chorar e disse: Puxa, esta é a história mais triste que já ouvi! Porque minha filha? Porque Jesus está morto. Não! Ele vive! Ele não ficou morto, ao terceiro dia Jesus ressuscitou para dar a cada pessoa, cada criança, uma vida nova!
Que maravilha! Então a páscoa é linda, é a libertação que Jesus nos deu quando morreu como ovelha e depois ressuscitou! – Sim e cada criança pode tê-lo no coração e ganhar o presente que Ele nos oferece que é o céu.
Foi neste momento que todas as ovelhinhas estavam com lágrimas nos olhos de alegria, mas ouviram um chorinho, era o coelhinho que estava escondido e ouvia toda a verdadeira história da páscoa. Puxa! como estou envergonhado! Estou ensinando coisas erradas; a páscoa não é do coelho a dos ovos de chocolate, mas é de Jesus, o cordeiro de Deus que morreu e ressuscitou para tirar o pecado do mundo!
_Sim, disse Dn. Ovelha, e devemos nos lembrar disso com coração cheio de gratidão e alegria porque Jesus é a verdadeira Páscoa para todos! Eu preciso contar isso para os meus amigos! Disse o coelhinho, se não, eles não vão saber sobre a páscoa de Jesus.

_Nós vamos ajudar você, disseram Estrelinha, Floquinho e Pupi. Então lá se foram eles correndo para contar a todos, a verdadeira história da páscoa que haviam aprendido.

Versículo João 1: 29 b


Vídeo musical - Cristina Mel:

 




Atividade:










quinta-feira, 22 de março de 2012

Fábula - A Formiguinha e a Neve

Textos bíblicos que podem ser trabalhados com a história:

At. 4:12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Sl. 37:39  Mas a salvação dos justos vem do Senhor, ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

 Sl. 146:3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.

Ml. 4:2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas;

Ap. 21:1  E vi um novo céu e uma nova terra.

Mq. 7:7  Eu, porém olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

A FORMIGUINHA E A NEVE
(João de Barro)
Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para o seu trabalho diário.
Já ia muito longe a procura de alimento, quando um floco de neve caiu e prendeu o seu pezinho.
Aflita, vendo que não podia se livrar da neve, iria assim morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:
- Ó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prende o meu pezinho!
E o sol indiferente nas alturas, falou:
- Mais forte do que eu, é o muro que me tapa.
Olhando, então para o muro, a formiguinha pediu:
- Ó muro, tu que és tão forte, que tapas o Sol que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:
- Mais forte do que eu, é o rato que me rói!
Voltando-se então, para um ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:
- Ó rato, tu que és tão forte, que róis o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende meu pezinho.
Mas o rato, que também ia fugindo do frio, gritou de longe:
- Mais forte do que eu, é o gato que me come!
Já cansada, a formiguinha pediu ao gato:
- Ó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho.
E o gato sempre preguiçoso, disse bocejando:
- Mais forte do que eu, é o cão que me persegue!
 Aflita e chorosa, a pobre formiguinha pediu ao cão:
- Ó cão, tu que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E o cão, que ia correndo, respondeu sem parar:
- Mais forte do que eu, é o homem que me bate!
Já quase sem forças, sentindo o coração gelado de frio, a formiguinha implorou ao homem:
- Ó homem, tu que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho.
E o homem, sempre preocupado com o seu trabalho, respondeu apenas:
- Mais forte do que eu, é a morte que me mata.
Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava, a pobre formiguinha, suplicou:
- Ó morte, tu que és tão forte, que matas o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E a morte impassível, respondeu:
- Mais forte do que eu, é Deus que me governa!
Quase morrendo, então a formiguinha orou:
- Meu Deus, tu que és tão forte, que governas a morte, que mata o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E Deus então, que ouve todas as orações, sorriu, estendeu a mão, por cima das montanhas e ordenou que viesse a primavera.
No mesmo instante, no seu carro de veludo e ouro, a primavera desceu por sobre a Terra. Enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.
E vendo a formiguinha quase morta, gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino.
Onde não há inverno, onde o sol brilha sempre, e onde os campos estão sempre cobertos de flores!




sábado, 17 de março de 2012

2º Encontro CAP 2012

Ensaio para o momento de contar a música:


Essa turma vai longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
Tios & Tias  crescendo para o Reino!!!


Escada de Jacó com caixinhas de fósforos

Contei essa história para os alunos do CAP em nosso 2º encontro. Adaptei o texto bíblico que está nos capítulos 1, 2 e 3 do livro de Jonas.
JONAS
                                                                        Há muito tempo atrás existiu um homem chamado Jonas. E Deus disse para Jonas ir até a cidade de Nínive anunciar que ela seria destruída! Sim, destruída, pois as pessoas de Nínive só estavam fazendo maldades. Coisas que desagradavam a Deus.
NAVIO
                                                                                Mas Jonas, achou q podia se esconder de Deus. E fugiu para dentro de um navio... 
Só que não dá para se esconder de Deus. Ele sabe de todas as coisas!
E fez com que uma forte tempestade viesse.

MAR AGITADO
 Os ventos eram tão fortes que balançavam o navio com toda força.
Parecia até que ele ia se quebrar.
Os marinheiros, foram perguntar para Jonas o que estava acontecendo.
E Jonas respondeu que estava alí tentando fugir de Deus ....
e que podiam lançá-lo no mar, pois tudo aquilo estava acontecendo por causa dele.
Os marinheiros jogaram Jonas para fora do navio.
Na mesma hora, a tempestade se acalmou e o navio parou de ir de um lado para o outro.
Os marinheiros ficaram muito agradecidos a Deus.
 Enquanto isso, Jonas estava lá afundando no mar.....
GRANDE PEIXE

                                     Mas Deus - que sabe de tudo - Preparou um grande peixe que
engoliu Jonas! É, ele ficou dentro da barriga do peixe por 3 dias e 3 noites.
Sentinho o cheiro das outras comidas do peixe, as algas já estavam presas em sua cabeça e Jonas decidiu orar ao Senhor e pediu perdão por não obedecer e por fugir tentando se esconder. 
Deus que sempre ouve as orações fez com que o grande peixe fosse para a beira da praia. Lá o peixe cuspiu Jonas na areia. Sim!!! Jonas estava a salvo! E novamente Deus disse para que ele fosse até a cidade de Nínive.
Desta vez, Jonas não fugiu!!! Jonas obedeceu e foi falar do amor de Deus para as pessoas daquela cidade.
Sabe o que aconteceu??? As pessoas de Nínive creram em Deus! E se arrependeram de todo mal que estavam fazendo!!


BÍBLIA

E Deus não destrui a cidade de Nínive! Pois as pessoas haviam
se convertido ao Senhor de todo coração!
Essa história, está escrita na Bíblia, que é a Palavra de Deus e que
deve ser passada de coração para coração!!!



FIM!











segunda-feira, 12 de março de 2012

Contando História: O cego Bartimeu

Texto bíblico: Marcos 10: 46-52
Adaptei a história, o original está em: http://amoremensinar.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

Os recursos listados abaixo podem ser utilizados:

- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- Eu desenhei o óculos com caneta permanente.
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar


Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.


Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bartimeu. Vejam como o meu ficou:


Tudo aconteceu numa cidadezinha chamada Jericó.
Lá morava um homem, um homem chamado Bartimeu. Ele tinha um sério problema. Ele era cego.
Todos os dias para Bartimeu  eram escuros, não conseguia ver nada. Apenas imaginava as coisas.
E como todos sabem... é muito difícil um cego arrumar um emprego

O jeito era pedir esmola, dinheiro para as pessoas.  Ele tinha uma capa, que  usava para se proteger. Ele sentava sobre ela, e passava o dia inteirinho na rua, sentado, pedindo esmola.

       - Me dá uma esmolinha! (aproveite para depositar uma moedinha na canequinha)
Todos os dias era sempre a mesma coisa...
Mas... havia algo no cego Bartimeu  que funcionava  muito bem... Eram os seus ouvidos!

Ele ouvia os passos das pessoas, os seus comentários e ficava imaginando  como seriam as pessoas. Imaginando as cores, sentindo os cheiros.

Um dia... o cego Bartimeu  ouviu um comentário que chamou sua atenção.
Eram algumas pessoas que diziam assim:
-Pois eu não vejo a hora que Ele chegue aqui em Jericó. Dizem que ele é demais!
- Ouvi dizer que um dia ele alimentou muita gente só com 5 pães e 2 peixes.

O cego Bartimeu  ficou pensando...
-De quem será que estão falando?
Logo depois, ouviu passos apressados e mais comentários:
- Ele é de Nazaré e curou um homem que era surdo e gago ao colocar sobre ele as suas mãos!
- Ele curou leprosos e fez paralítico andar. É  Jesus de Nazaré ele  só pode ser o Filho de Deus.

 Bartimeu  pensou: -  Esta é a minha grande oportunidade! Só esse Jesus pode me tirar dessa situação.
Mas... como Bartimeu faria para chegar até Jesus sem   enxergar? E como faria  para alcança-lo no meio de tanta gente? Seria muito difícil....
Ele ouvia o barulho da multidão. Mas em  que direção estaria Jesus?
Então ele teve uma brilhante ideia e começou a dizer bem alto:


- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!!

Ao invés das pessoas ajudarem o cego Bartimeu, deram uma bronca nele, e  mandaram que ele ficasse quieto.
Mas... Bartimeu não se importou..., pois tudo o que ele queria na vida era ter um encontro com Jesus.
Era a grande oportunidade de Bartimeu.
Somente Jesus poderia ajudá-lo a sair daquela situação.
Então ele gritou mais alto, com toda a sua força:
- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!
(Vamos ajudar o cego Bartimeu e dizer bem alto):
- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!!!

O seu grito chegou ao coração de Jesus que percebeu a fé que o cego Bartimeu tinha e mandou seus discípulos chamarem Bartimeu.
Os discípulos aproximaram-se de Bartimeu e disseram:
- Tenha ânimo, o mestre te chama.
Bartimeu deu um salto e largou sua capa e foi ter com Jesus.

(nessa hora, estourar a bexiga com as mãos, jogar a toalha no chão – simbolizando que o Bartimeu  cego deixou de existir quando foi ter um encontro com Jesus e agora era um novo homem).

Jesus lhe perguntou:
- O que quer eu lhe faça?

E Bartimeu disse:
- Que eu veja.
- Vá... a tua fé te curou...  disse Jesus
E um clarão foi surgindo nas vistas de Bartimeu. Ele viu em sua frente um homem. Rosto  bondoso. Era o rosto do seu Salvador Jesus.
É... Bartimeu  recuperou a sua visão.
E ele pode olhar primeiramente para Jesus  e a partir dali pode levar uma vida normal... porque o ex-cego Bartimeu  não desperdiçou a sua oportunidade de ter um encontro com Jesus.


Deus nos dá oportunidades. Não desperdice-as, como estudar, trabalhar, fazer coisas boas. Mas a maior oportunidade de todas é  ter um encontro com Jesus.
Bartimeu  fez a coisa certa... e você? Também vai fazer como Bartimeu de ter um encontro com Jesus?. O momento é esse.
Vamos orar !




sábado, 10 de março de 2012

Primeira aula do CAP!

Como foi linda nossa primeira aula sobre "A arte de contar Histórias" Glória a Deus por tudo!!!
Muita interação, envolvimento, entrega, aprendizado... E também, é claro, muita diversão!!

Olha aí a Turma!







terça-feira, 6 de março de 2012

CAP - 2012

O primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Escola Dominical será: "A arte de contar histórias" - grandes expectativas! Início 10/03!!!!




quinta-feira, 1 de março de 2012

Formatura - Contação de História

Nossa formatura foi emocionante!  Muitas contações!!!!
Shirley e eu contamos: " A Princesa e a Ervilha"
    A princesa e a ervilha

Hans Christian Andersen

Era  uma vez um príncipe, um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas não se contentava com uma princesa que não fosse de verdade. De modo que se dedicou a procurá-la no mundo inteiro, ainda que inutilmente, pois todas que via apresentavam algum defeito.


Princesas havia muitas, porém não podia ter certeza, ja que sempre havia nelas algo que não estava bem. Assim, regressou ao seu reino cheio de sentimento, pois desejava muito uma princesa verdadeira!

Certa noite, caiu uma tempestade horrível. Trovejava e chovia a cântaros. De repente, bateram à porta do castelo, e o rei foi pessoalmente abrir. No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Céu, como havia ficado com o tempo e a chuva! A água escorria por seu cabelo e roupas, seu sapato estava desmanchando. Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira.

"Bom, isso vamos saber logo", pensou a rainha velha.

E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colchões sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar.

Ali teria que dormir toda a noite a princesa.
Na manhã seguinte, perguntaram-lhe como tinha dormido.

-Oh, terrivelmente mal! -disse a princesa. Não consegui fechar os olhos toda a noite. Vá se saber o que havia nessa cama! Encostei-me em algo tão duro que amanheci cheia de dores. Foi horrível!

Ouvindo isso, todos compreenderam que se tratava de uma verdadeira princesa, já que havia sentido a ervilha através dos vinte colchões e vinte almofadões. Só uma princesa podia ter uma pele tão delicada.

E assim o príncipe casou com ela, certo de que a sua era uma princesa completa.

A ervilha? a ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, até hoje. Se é que ninguém a tirou de lá....... 
                            
                                   Essa história, entrou por uma porta, e saiu pela janela..... E vocês.... Podem voar com ela!!!!
 
 Agradecimentos: Célia e Maria - Espaço da Zoca - Gatos Contadores





 Seguem alguns versículos que podem ser trabalhados com a hitória "A Princesa e a Ervilha":

Lc. 11:9,10  - Pedi e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede recebe; e que busca, acha; e quem bate, abrir-se-lhe-á.

Pv. 16:6 - Pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado

Pv. 16:9 - O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos

Pv. 19:14 - Do Senhor vem a esposa prudente

Rm. 16:19 - Seja excelente para o bem, e inocente para o mal

Pv. 10:9 - Quem anda em sinceridade, anda seguro

I Ts. 4:1 - Andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais