sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Testando seus conhecimentos e de sua Turma!


Pense em alguém na Bíblia que:

·      Teve filhos rebeldes?
·      Perdeu algum bem do qual gostava muito?
·      Foi acusado falsamente?
·      Foi tirado de seus pais?
·      Roubou algo e teve que restituir?
·      Mentiu?
·      Teve irmãos que o trataram mal?
·      Ficou deprimido?
·      Ficou ansioso?



Respostas (OBS: Você poderá encontrar outros personagens bíblicos que se encaixam nas perguntas, os que aqui coloquei são apenas sugestões):
·       Eli
·      
·       José
·       Moisés/Daniel
·       Zaqueu
·       Ananias e Safira e muitos outros...
·       José
·       Elias/Jonas

·       Acabe/Marta

       créditos: 'O Caminho para o Filho Andar' (Lou Priolo)



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Trabalhando com Datas Comemorativas no Ministério Infantil por: Sandra de Andrade Curcino


Doces que não agradam a Deus

“Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses”. (Ex. 20: 4,5)

Existe uma data onde um grupo de pessoas distribuem diferentes doces para as crianças. Eles comemoram em 27 de setembro o dia de Cosme e Damião. Vamos aprender o que isso significa:

Cosme e Damião eram gêmeos, e assim como seus pais, seguiam a Jesus. Quando cresceram foram estudar medicina num lugar chamado Síria, se formaram e passaram a tratar os pacientes sem cobrar nada e ainda aproveitavam para lhes falar sobre o amor de Deus. Mas havia um imperador que não gostava dos cristãos, e ordenou que os dois fossem torturados e mortos. Tudo isso já faz mais de 1.726 anos. Depois disso, pessoas que não conhecem a verdade da Palavra de Deus e nem sabem direito quem foi Cosme e Damião, fazem imagens de escultura dos irmãos e se prostram diante delas.

As balas e doces que essas pessoas distribuem para as crianças são oferecidos primeiro á essas imagens em rituais. O problema não está nas balas, mas sim no fato de terem sido oferecidas a ídolos!
“Está escrito: Adore o Senhor, seu Deus e sirva somente a ele"! (Mt. 4:10).



Contação de História:
Fazendo a escolha certa

Um jovem da Bíblia, muito fiel a Deus tomou as decisões certas em situações difíceis. Querem saber o nome dele?: Daniel, e ele sempre se esforçou para dedicar sua vida a Deus.

Quando Daniel ainda era bem jovem, ele foi levado para o palácio do rei junto com seus amigos, ficando assim, longe de seu pai e de sua mãe. O rei disse que Daniel e seus amigos deveriam comer e beber as mesmas coisas que o rei. Mas Daniel sabia do costume do rei em fazer coisas que não agradavam a Deus, entre elas, oferecer alguns alimentos aos ídolos. E mesmo estando longe de seus pais, Daniel se lembrou de que eles sempre o
ensinavam a viver da forma que agrada a Deus. 

Sabe o que Daniel fez? Ele decidiu não se contaminar, preferindo comer vegetais e beber água com seus amigos. Quer saber o que aconteceu? Daniel e seus amigos se tornaram mais inteligentes e mais fortes do que os outros jovens que comiam a comida do rei.
Vale a pena fazer o que é certo!

Recurso Pedagógico: Um dia o doce perguntou para o doce, qual era o doce mais doce. O doce respondeu que o doce mais doce não se faz! Que o doce mais doce é Jesus quem nos dá: Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel!!!

Se possível, leve mel para que as crianças experimentem e depois reflita com elas que a Palavra do Senhor consegue ser mais doce, mais agradável do que o mel!

Atividades:








Vale a pena conferir também:
 http://ministeriodelouvorquellysilva.blogspot.com.br/2012/05/diga-nao-aos-doces-de-cosme-e-damiao.html





segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Aprendendo com os animais: Íbis!



Versículo: O coração do inteligente adquire conhecimento, E o ouvido dos sábios busca ao conhecimento.
Provérbios 18:15

O Íbis é uma ave bonita de bico comprido e fino. Os íbis vivem em lugares úmidos como os pântanos e são nesses pântanos que eles encontram comida. Mas vejam só um fato curioso:
            A ponta do longo bico do íbis é revestida de nervos muito sensíveis. Esses nervos são bem parecidos com os que temos nas pontas dos nossos dedos.
Com o bico longo e comprido, o íbis alcança lugares bem fundos, onde os olhos não veem nada, e de lá ele retira pequenos camarões de água doce dos quais se alimenta. E, os nervos sensíveis do bico avisa imediatamente o íbis se ele pegou uma pedra ou uma porção de comida.
O bico do íbis é muito sensível. Ele percebe a diferença do que é certo e errado para comer.
Da mesma forma que Deus deu ao íbis um bico muito sensível para que perceba a diferença de alimento e pedrinhas, ELE também nos deu inteligência para discernir* o certo do errado.
Imaginem só o que aconteceria se o bico do íbis não fosse sensível nem conseguisse discernir* as coisas. Ele ia engolir um monte de pedrinhas e outras coisas que não são comida. O íbis morreria de fome, mesmo com a barriga cheia...
Para que nossa mente seja tão sensível quanto é o bico do íbis, temos que estudar a Bíblia e pedir sabedoria a Deus. ELE sempre nos ajuda a tomar decisões verdadeiramente sábias. Quando conhecemos a Deus e Sua Palavra, sabemos diferenciar o certo do errado, do mesmo modo que o bico do íbis pode diferenciar sujeira de alimento!!!

*discernir/discernimento: usar as instruções corretas e a sabedoria divina para fazer o que é certo.

créditos: livro Zooclopedia  


 Hora de Louvar: 
Escrevi um cântico e colei algumas figuras. Eu dizia/cantava o que estava escrito em cada figura e as crianças repetiam.  (Coloquem o ritmo que ficar melhor;-)
O que é o certo?
O que é o errado?
A Bíblia vai dizer

Eu vou obedecer!


O que é o certo eu vou escolher!

Do que é errado, eu vou correr!
Não quero Perecer
Eu quero Obedecer,
Eu quero Obedecer,
Eu quero O-Be-de-cer!


Brincando eu Aprendo!
O melhor Íbis do pedaço!
Misture arroz cru com milho de pipoca em um pote de outro lado (se preferir, pode ser bem longe) coloque outro pote só que vazio.
Chame uma criança por vez e peça que leve até o pote vazio somente os grãos de milho (de um em um). Em 20 segundos (ou pelo tempo que você determinar) quem recolher mais grãos vence.
Você pode preparar mais potes e fazer essa brincadeira em grupos.


Depois escrevi várias frases com situações certas e erradas, chamava uma criança, lia a frase e perguntava para a sala se aquela atitude era certa ou errada, após a resposta a criança colava no lugar certo. Ficou assim:






Para Refletir:
·         Como vocês aprendem a diferenciar o certo do errado?
·         O que vocês sempre podem fazer quando não souberem exatamente como agir?

             Lembracinhas - ficaram por conta deste prendedor chamado 'bico de pato' (que agora passa a ser 'bico de íbis ), prendendo este saquinho com duas bolachas dentro e uma foto da íbis com o versículo (tag):













domingo, 6 de setembro de 2015

Roteiro para Preparar a Festa do Dia das Crianças!


O dia das Crianças está chegando e vocês já devem estar planejando 
as atividades para este dia! 
Então segue um simples roteiro para que cada tarefa fique bem definida, 
espero que possa ajudar!!!

Por aqui, a história escolhida foi: Seguir a Jesus, do livro Zooclopédia da editora Shedd Kids! O livro traz muitas outras histórias maravilhosas!!!