quarta-feira, 6 de abril de 2016

Boas Maneiras na Casa de Deus!




Observem que o desenho é feito de maneira que de
um lado se vê uma cara contente e se virar
de cabeça para baixo a cara fica triste:
Zeca e Juca são dois meninos que frequentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. 
Zeca é um menino comportado que ajuda as crianças a terem um bom comportamento na casa de Deus. 
Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.
Vamos aprender com o Zeca (mostrar o rosto alegre) e também com o Juca (vire, mostrando o  rosto zangado), como podemos ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS (coloque este letreiro) e, assim, glorificar a Deus com o nosso corpo.

Juca está apressado. (pé triste) Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis beber água antes de entrar na classe. Juca  quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa na igreja. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena.

Zeca já está na classe quando a campainha toca avisando que a aula vai começar. (pé contente) Ele procura chegar a  tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante a aula. Zeca sabe que a escola Dominical é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca sabe correr, mas deixa sua corrida para o lugar certo, na hora do futebol, por exemplo. Como podemos glorificar a Deus com nossos pés? ( A resposta esperada é: andando com cuidado na Casa de Deus.)
(Coloque o letreiro ANDAR COM CUIDADO NA CASA DE DEUS.) Descobrimos na Bíblia que a Casa de Deus é um lugar onde os nossos pés devem andar silenciosamente. Isto glorifica a Deus.

Vamos aprender Ec 3:1 - "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". Você prestou atenção ao que o Zeca e Juca fazem?(relógio triste e contente) De que outro modo podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus? ( A reposta esperada é: sendo pontuais.)

(Coloque o letreiro SER PONTUAL) Isto mesmo. Descobrimos com Zeca que ser pontual, quer dizer, chegar a tempo para tudo, é outra maneira de glorificar a Deus.
Juca (aponte para o visual com o rosto triste) chegou atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia, mas onde ficava o livro de Daniel?- pensava enquanto mexia rapidamente nas folhas. Juca não achou o texto e resolveu folhear . Ele gostava de ter as mãos ocupadas (mostre a "mão triste"). Na verdade aquela bíblia não pertencia a Juca; era da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer sua bíblia, pegava as que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.

Zeca (vire para o rosto alegre) . virou as páginas sem fazer barulho e logo encontrou o versículo, terminou de ler sua Bíblia e fechou com cuidado.  Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção ao que a professor tinha falado.
Chegou a hora da oferta, e Juca (vire para o rosto triste) fez um barulhão com as moedas que tinha trazido; parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.
Zeca (vire para o rosto alegre) sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo. A oferta era uma demonstração de seu amor para Deus, e não para se mostrar  para os outros, (mostre a "mão alegre") e por isso, Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.
O que aprendemos com Zeca e Juca, crianças? Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos. de que maneiras podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos? (Espere que as crianças respondam, e então coloque os letreiros FOLHEAR CUIDADOSAMENTE A BÍBLIA  E SEGURAR CUIDADOSAMENTE A OFERTA.)

Juca (aponte para o rosto triste) fica tão desatento na Casa de Deus. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do amigo, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados (mostre o "olho triste"). Ele sabe que isso significa oração, mas nem se importa e ainda pensa:
- Que oração mais comprida! Não acaba nunca!
Zeca, porém, (vire para o rosto alegre) está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus. Sabe também que fechamos os olhos (mostre o "olho alegre") para pensar em Deus sem nos distrairmos olhando para outras coisas, e para prestar atenção nas palavras que estão sendo ditas.
Podemos orar em qualquer lugar, pois Deus, que é Espírito, está em toda parte e pode nos ouvir.  Imagine você indo na casa de alguém e depois  voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem. Vão á casa de Deus e nem falam com Ele!
Descobrimos agora outra maneira de mostrar boas maneiras na Casa de Deus. Descobrimos que a casa de Deus é um lugar de oração. E para orar, pensando realmente em Deus, devemos FECHAR OS OLHOS NA ORAÇÃO (coloque esse letreiro.)

Os ouvidos de Juca (mostre o "ouvido triste") andam tão distantes! Apesar de estar na igreja ele (aponte para o rosto triste) não ouve as orações que são feitas, não presta atenção nos avisos nem no texto a ser lido; e quando um cântico é anunciado, ele não canta. Por isso, Juca sempre interrompe as pessoas que estão ao seu lado para perguntar alguma coisa. Juca não tem educado seus ouvidos para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira ele acredita; por exemplo, o inimigo diz: “Você é um menino muito ocupado e precisa descansar; para que ler a Bíblia em casa, antes de dormir?” Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado.
Zeca é diferente (vire para o rosto alegre). Ele gosta das orações na igreja. Ele sabe que Deus entende e está ouvindo( mostre o "ouvido alegre"). Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lO melhor. Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e também dos pastores e professores da escola dominical. Zeca já aprendeu que o inimigo quer nos enganar com suas sugestões. Por isso, em casa, ele separa tempo para ler a Bíblia todos os dias.
Uma das histórias bíblicas prediletas de Zeca esta em  1 Sm 1:1-14. Lemos aqui que Deus falou com o menino Samuel. Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
Vamos aprender um versículo que contém as palavras de Samuel para Deus: 1 Samuel 3:9 _ “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.
Como podemos ter boas maneiras com nossos ouvidos na Casa de Deus? (Aguarde respostas.) Sim, descobrimos que nossos ouvidos devem OUVIR A PALAVRA DE DEUS (coloque o letreiro)

A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lO. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.
Juca (aponte para o rosto triste) tem ouvido algumas sugestões do diabo e infelizmente, dado atenção a elas. Satanás não gosta que agrademos ao Senhor, Juca (mostre a "boca triste") ainda não aprendeu a controlar sua boca e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar, ele se atrapalha e depois diz: “Não conheço este louvor, não vou cantar.” Então, enquanto todos cantam, ele fica conversando com o colega ao seu lado.
Zeca (vire para o rosto alegre) gosta muito de cantar louvores (mostre a "boca alegre"), sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre  o Salvador Jesus que deu Sua vida para nos salvar. Zeca sabe que Deus é Santo e nós, pecadores. Mas, que através de Jesus Cristo, podemos nos aproximar do Senhor e louvá-Lo com nossa boca, Zeca também pode orar em voz alta. Pode, ainda, falar de Jesus a seus amigos. Assim, com a sua boca, ele pode glorificar Deus.
A nossa boca é outra parte do corpo que deve glorificar  a Deus. CANTAR LOUVORES A DEUS (coloque o letreiro) está agradando ao Senhor. Zeca quer sempre agradar a Deus, glorificando-O em seu corpo. Ele sabe que ninguém é perfeito, todos são pecadores, mas os que receberam o Senhor Jesus como Salvador pertencem a Deus. E o Espírito Santo dá forças para o salvo glorificar a Deus.
Deus quer que você O glorifique, cantando-Lhe louvores com sua boca.


CONCLUSÃO

(Professor, coloque no flanelógrafo ou cole na parede as nove tiras com as boas maneiras.)

Como você tem se comportado na Casa de Deus? Eu não posso ver tudo o que você faz pois não estou a seu lado todo o tempo. Sou humano e só posso estar em um único lugar de cada vez. Mas Deus está em todo lugar e vê tudo. É Deus quem lhe dá todas as coisas, como vida, saúde, e tudo mais. Ele ficará muito contente com as suas BOAS MANEIRAS. Você ama ao Senhor? Quer agradar-Lhe? Então repita estas BOAS MANEIRAS só para você e pense em como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você, que já O recebeu como Salvador. Peça  que Ele te ajude a viver para glorificá-lO.

Mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida e perdoar seu pecado. Jesus está esperando que você o convide hoje mesmo. Quer fazer isso?
créditos: (Revista o Evangelista de Crianças - APEC, encontrei a história completa em: http://blogtiale.blogspot.com/2011/04/boas-maneiras-na-casa-de-deus.html#ixzz44Cw3saqd
*Fiz algumas adaptações)


RECURSOS VISUAIS PARA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:

retirei os visuais do site: www.ebdanimada.com.br

ATIVIDADES
A sacola surpresa é feita usando envelope pardo. Eu corto ao meio, colo uma das partes,
furo para passar a alça(barbante ou lã) e as crianças decoram!

Recortei figuras de revista cristã, colei em papel canson e depois recortei em diferentes formatos para formar o Quebra-Cabeça. Cada criança vai receber um e levar para casa na sacolinha surpresa que irão enfeitar:





I Coríntios 14:40








3 comentários :

  1. Muito bom este estudo! Vou passar para minhas crianças hoje.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!!!

    :-)

    Volte mais vezes e fique sempre a vontade por aqui!!!

    :-) Sandra Curcino.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!! tenho aprendido muito com esse blog,recentemente fui levantada como uma das professoras do Ministério Infantil e sem idéia de como começar..vcs estão em SP? o congresso é somente no RJ? estou em SP e gostaria de ser informada no caso de haver palestras, reuniões, estudos, encontros que edifiquem a minha capacitação e ser canal de bençãos para as crianças.

    ResponderExcluir