segunda-feira, 29 de junho de 2015

Pare, Olhe, Siga Jesus!

No 4º Congresso Frutificai essa foi a história que contei: Pare, Olhe e Siga Jesus.Os recursos visuais utilizados foram placas de trânsito em
 E.V.A que comprei no ateliê da Karol Poerner:
http://karolpoerner.blogspot.com.br/ 
2013/10/atelie-karol-poerner-recursos-biblicos_10.html


A história original se chama: "Obedeça aos Sinais" e encontra-se no livro:
Manual Prático para Culto Infantil vol.2 Editora AD Santos, eu fiz minhas adaptações... 

Esta linda roupinha quem fez foi a Débora Soares que confecciona estas e outras roupas para o ministério infantil: 
http://adcultoinfantil.blogspot.com.br/
E o acessório no meu braço que combinou direitinho com a roupa ganhei da tia Francisca (aluna do CAP turma 2015)

Antes de começar a história bíblica a sugestão é fazer a brincadeira da dança das cadeiras com o louvor: Bibi -  do cd Aline Nascimento for Kids volume 1:

A atividade está em colorir estes carrinhos que imprimi em papel mais resistente eu sugiro canson ou vergê mas existem outros..:
 A grande novidade é que coloquei na parte de cima do carrinho aquelas presilhas 'jacaré' que se coloca em crachás para que as crianças possam prender em suas roupas enquanto brincam (dança das cadeiras) e ouvem a história bíblica!!!

HORA DA HISTÓRIA:

As placas sempre tem algo para nos lembrar... Tem placa que lembra: Cuidado! Escola...
Na Bíblia, que é a Palavra de Deus também encontramos muitas coisas que precisamos lembrar para viver melhor, quer ver só:

Essa placa aqui é muito fácil, é a placa PARE! Ela lembra que um carro, moto, caminhão, etc deve sempre PARAR antes de ir para outra pista.
E para nós ela lembra que você precisa parar e pensar: Como está sua vida com Deus? Você lê sua bíblia todo dia ou se ainda não sabe ler, pede para um adulto ler para você? Você canta louvores a Deus? Você vem com alegria para a Igreja?
Sabe por que estou perguntando isso? Porque essa deve ser a atitude de um filho de Deus. Você sabe o que precisa fazer para ser um filho de Deus?? Vou te mostrar com outra placa:



Esta placa lembra os motoristas que devem dar a PREFERÊNCIA quando forem mudar de uma pista para outra, ou seja, deve dar a vez para quem já está na outra pista. Dar a PREFERÊNCIA é muito importante no trânsito.
E, para nós, essa placa lembra que precisamos dar a PREFERÊNCIA, dar a vez à Jesus. Ele deve ser o 1º em nossa vida! Na Bíblia está escrito em João 1:12 que as pessoas que creram e receberam a Jesus em seu coração, foram chamadas de filhos de Deus. Agora você já sabe como se tornar um filho de Deus: Crendo e recebendo Jesus como seu Salvador, dando a PREFERÊNCIA para Jesus em sua vida!
Mas tem pessoas que não PARAM pra pensar em como está sua vida com Deus e de como estão longe Dele num caminho que não traz paz, quando as pessoas estão longe de Deus, elas não vão morar com Ele no céu,  essas pessoas não deram a PREFERÊNCIA a Jesus.  

Esta outra placa lembra que é PROIBIDO ESTACIONAR, ou seja, o motorista não pode deixar seu carro alí,  mas tem muita gente deixando sua vida, seus sentimentos, suas palavras e atitudes num lugar que não pode! Essas pessoas estão  estacionando  no pecado , pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos e que não agrada a Deus, tem gente estacionada no pecado da desobediência, da mentira, da rebeldia, do roubo, etc, em provérbios 14:12 está escrito que tem caminho que para o homem parece direito mas o final do caminho leva á morte.



Você aprendeu agora que é PROIBIDO ESTACIONAR no pecado então, tenho outra placa para te mostrar: essa placa lembra aos motoristas que há um RETORNO, um caminho de volta, as pessoas que dão a PREFERÊNCIA a Jesus, quando percebem que estão no caminho errado do pecado, fazem um RETORNO, elas voltam, elas saem daquele caminho errado e passam a seguir o caminho que a Bíblia ensina: amar a Deus, amar as pessoas, respeitar os pais, não mentir, falar de Jesus para outras pessoas e em João 14:6 Jesus disse bem assim: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Depois de tudo isso, sabe o que acontece? Quando você acerta no caminho que leva para a eternidade com Deus é só seguir em frente, siga com Jesus, você verá como é bom andar com Ele! Se lembre sempre destas verdades!!!



Para o momento de perguntas e respostas e para a outra brincadeira fiz esse semáforo com caixa de suco, revestida com papel camurça. Os círculos coloridos estão com velcro portanto, grudam e desgrudam!!!
A brincadeira agora é como 'estátua'. Cante com as crianças o louvor:
"Eu vou parar, olhar, seguir a Jesus,
Eu vou parar, eu vou olhar, eu vou seguir a Jesus,
Eu vou parar!" (nessa hora ninguém pode se mexer...)

Se quiser usar a letra toda deste louvor, segue o vídeo:

Lembrancinhas:
Viseiras em E.V.A para os círculos usei o fundo de um copo descartável como molde!

Também gostei desta ideia: O farol colado em tubos de balinhas:



 Todos reunidos para Aprender Mais e Ensinar Melhor!!!




44 comentários :

  1. Olá tia Sandra, boa tarde!
    Quero ministrar essa aula, entretanto, o link de onde você comprou as placas de transito não está abrindo corretamente.
    Procurei por elas diretamente no blog do ateliê e também não encontrei
    :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa!!!

    Boa Tarde! Que estranho... é muito fácil achar o blog da tia Karoll Poerner, tente diretamente no google ou envie um e-mail para ela:

    karolpoener@gmail.com

    Que Deus te abençoe!!

    Sandra Curcino:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra boa noite tem como vc mandar pra mim as música do tema ebf pare olhe e siga jesus pra eu fazer na minha igreja adriribeiro4@hotmail.com
      Obrigada Sandra

      Excluir
    2. E ser der o modelo do vestido bjooo

      Excluir
  3. Desculpe tia Sandra, acho que eu não soube explicar direito...
    Eu conheço o blog da tia Karol, mas não encontrei as placas de trânsito para venda...
    Vou falar com ela diretamente pelo e-mail que me passou ;)
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Tia Sandra pelo trabalho lindo que vc faz, bjs seguidora sua sempre!! Abraço! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Débora!!!!

    Amém!!!! Obrigada!!!:-)

    E Parabéns para você que com seu lindo talento faz essa e outras lindas roupas para o Ministério Infantil!!!!

    ResponderExcluir
  6. boa noite tia vc poderia enviar esta historia para meu email pois nao consegui salvar obrigada Deus te aabençoe

    ResponderExcluir
  7. MEU EMAIL É pamellaljm@gmail.com esse vai ser nosso tema do culto infantil dia 11/10

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso, vou recomendar para uma amiga minha que trabalha com departamento infantil na igreja, achei ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada!!!

    Volte mais vezes e fique sempre a vontade por aqui!!

    Deus abençoe,

    :-) Sandra Curcino.

    ResponderExcluir
  10. Olá Tia! Boa tarde... Gostaria de saber se vc tem o play back da música: eu vou para e olhar e seguir a Jesus? Se tiver tem como me mandar por favor!? Quero fazer uma culto de crianças baseada no seu conteúdo. De já agradeço... Aguardo resposta.
    Meu email: biologakarlabatista@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla!!!

      Não tenho o play back, fui cantando com as crianças o refrão.

      Que Deus te abençoe,

      :-)

      Excluir
  11. Respostas
    1. Olá Leonilda!!!

      Fico muito feliz que tenha gostado! É tudo para glória de Deus!!!

      Volte mais vezes:-)

      Excluir
  12. Parabéns!!!Gostei muito... Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  13. Olá Giovana!

    Que bom! Fique sempre a vontade por aqui!!!

    Amém!!!!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  14. A paz!! Amei a história vou contar uma história bíblica tbm kk estou em dúvida vc pode enviar essa para mim... Me perdoe a ousadia kkbjs

    ResponderExcluir
  15. A paz!! Amei a história vou contar uma história bíblica tbm kk estou em dúvida vc pode enviar essa para mim... Me perdoe a ousadia kkbjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Vania!!!!

    A Paz!!! Fico muito feliz que tenha gostado!!!
    Pode copiar a história daqui mesmo e colar no seu word. Eu não a tenho mais em arquivo.

    Volte mais vezes no blog e fique sempre a vontade por aqui!!!

    Com carinho,
    Sandra Curcino:-)

    ResponderExcluir
  17. Amei tudo mana, que Deus continue te usando grandemente, estou tentando seguir o blog e não estou conseguindo... :(

    ResponderExcluir
  18. vou fazer este projeto este mês, e estava precisando de ideias amei tudo!!! Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimara!!!

      Agora vc já está aparecendo na lista dos seguidores do blog! Muito obrigada!!!

      Fico muito feliz que tenha gostado! Volte mais vezes e fique sempre a vontade por aqui!!!

      Até breve, que Deus te abençoe poderosamente!!!!!!!

      Em Cristo,

      Sandra Curcino:-)

      Excluir
  19. Olá Sandra, parabéns pelo seu blog! Tudo muito lindo!
    Aproveito para convidá-la para conhecer o meu também. O endereço é https://marcos1014.blogspot.com.br/ <3 Paz!

    ResponderExcluir
  20. Olá Ellen!!!

    Muito obrigada! Que Deus te abençoe.
    Fui conhecer o seu, parabéns que Deus te faça ir cada vez mais longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    Fique sempre a vontade por aqui e volte mais vezes!!!

    Paz!!!!:-)

    ResponderExcluir
  21. Olá boa tarde.
    Qual e o nome desse louvor, poderia enviar o nome para meu e-mail?
    marleiadm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. ola Consegue enviar para meu email a letra da musica ??

    Gabrielmartinatto_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. OI, GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ESSA MUSICA EM MP3 - VOU PARAR, OLHAR E SEGUIR A JESUS. OBG, DEUS ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo lindo trabalho com as crianças eu amo esse ministério suas dicas vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  25. Amei a pregação. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  26. Amei a pregação. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns tia Sandra!! Tudo lindo!

    ResponderExcluir
  28. Amei!! tudo muito lindo Parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!! Gostaria de saber as cifras desse hino!! Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  30. Amei irei ministrar...Deus abençoe

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde queria saber se tem como enviar para o meu e-mail o esboço dessa história do para pense e siga a Jesus estou precisando esse vai ser o tema da festa das minhas crianças

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá Boa tarde queria saber se tem como enviar para o meu e-mail o esboço para essa ministração para pense e siga a jesus

    ResponderExcluir
  34. Olá boa tarde.Maravilhei com o tama Pare, Olhe Siga a Jesus. Porem goataria de historias biblicas que posso utilizar para este tema. Seno 3 dias de EBF.
    Grata

    ResponderExcluir
  35. Bon dia, fiquei maravilhada com o tama
    Vou fazer na nossa igreja 😀
    Qual o versículo Bíblico você usou para esse tema?

    ResponderExcluir