Na 5ª aula do Curso AMEM - Aprendendo Mais para Ensinar Melhor, apresentei uma Contação de História sobre o Perdão e o Recurso Visual foi feito usando uma pá de lixo...
Vejam só, como ficou o José:
José com a capa colorida que ganhou de seu pai Jacó
|
José quando foi vendido como escravo |
José quando começou a trabalhar na casa de Potifar |
José quando foi injustamente para a prisão |
José quando foi se apresentar ao rei para interpretar seus sonhos |
OBS: Na parte da boca na pá também tem um imã e atrás dessa boca um clip. Por isso ele fica alegre e triste;-)
Perdoe uma, duas ou três, quatro, cinco ou seis...
Um discípulo de Jesus chamado Pedro perguntou:
- Senhor Jesus, quantas vezes tenho que perdoar aqueles que me ofendem, que pecam contra mim? Sete vezes???
Jesus respondeu:
- Sete vezes não. Mas 70 X 7!!!
Perdoe até não poder contar quantas vezes perdoou foi Jesus que nos ensinou!!
Na bíblia que é a Palavra de Deus, há muitas histórias sobre o perdão, a que vou contar hoje é sobre um homem de Deus chamado José....
A história completa você pode conferir em:
www.escolinhadagraça.blogspot.com/cronograma
Diversão com Unção:
Corações-
Diversão com Unção:
Corações-
Com antecedência, preparar 10 recortes de coração e fixá-los nas quatro paredes da sala da seguinte maneira: um coração em uma das paredes, dois corações na parede seguinte, três corações na terceira e quatro corações na quarta parede. Como alternativa, pode-se usar os quatro cantos de uma mesa grande ou grupos de cadeiras. Vou mencionar algumas coisas que as pessoas fazem e que ofendem os outros. Pensem no que eu disser e decidam se seria fácil ou difícil perdoar alguém que fizesse isso a vocês. Um coração significa que é difícil perdoar, quatro corações significa que é bem mais fácil perdoar. Quando tiverem decidido, coloquem-se perto do grupo de corações que representa sua escolha. Mencionar algumas situações como: mentir, quebrar uma promessa, deixar alguém fora da brincadeira, dizer palavras grosseiras, bater em alguém ou feri-la fisicamente.
Outras situações poderão ser acrescentadas conforme se perceber que são especificamente importantes para o grupo de alunos.
Analisando: Dar tempo para respostas. Por que algumas coisas são mais fáceis de perdoar do que outras? Como vocês se sentem quando precisam dizer que estão arrependidos? Como se sentem quando perdoam alguém? É fácil perdoar os outros? É fácil pedir perdão?
Não importa o que façamos, Deus está sempre pronto a nos perdoar se nós realmente estivermos arrependidos. E Ele deseja que estejamos sempre prontos a perdoar os outros.
créditos: http://www.soudapromessa.com.br/ensinando-sobre-perdao-ideias/
Mais uma história sobre o Perdão:
O Menino e o Pato, o Pecado e o Perdão
Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda. Foi lhe dado um estilingue para brincar no mato. Ele praticou na floresta, mas nunca conseguiu acertar o alvo. Ficando um pouco desanimado, ele voltou para o jantar. Como ele estava andando para trás, viu o pato de estimação da vovó...
Em um impulso, ele acertou o pato na cabeça e matou-o. Ele ficou chocado e triste! Em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira!
Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada. Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça" . Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha ". Em seguida, ela sussurrou-lhe: "Lembra-te do pato?. Assim, Johnny lavou os pratos. Mais tarde naquele dia, vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar e vovó disse: "Me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar." Sally apenas sorriu e disse, "está tudo certo, porque Johnny me disse que queria ajudar" Ela sussurrou novamente, "Lembra-te do pato?" Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar.Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais. Ele veio com a avó e confessou que tinha matado o pato.A avó ajoelhou, deu-lhe um abraço e disse:"Querido, eu sei... eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar Sally fazer de você um escravo."Pensamento do dia e todos os dias depois:Qualquer que seja o seu passado, o que você tem feito... O diabo fica jogando-o no seu rosto (mentir, enganar, a dívida, medo, maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ) seja o que for... Você precisa saber que:Deus estava de pé na janela e viu a coisa toda.Ele viu toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer um escravo de você. A grande coisa acerca de Deus é que quando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece. É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos.
Deus está à janela!
créditos: http://www.ebdbrasil.net/2011/05/o-menino-e-o-pato-o-pecado-e-o-perdao.html
ATIVIDADE:
Escreva em pedaços de folhas os principais acontecimentos da vida de José. Espalhe sobre uma mesa ou no chão e peça para que as crianças coloquem os acontecimentos em ordem!!!!
Colar papéis coloridos na capa de José:
Hora de Louvar:
Reflexão para o Professor:
José entendeu que suas roupas podiam mudar, assim como as situações que ele passou, e que a nobreza maior não estava em suas roupas de governador mas estava em um coração cheio de amor e obediência a Deus, portanto não cabia no coração de José a raiva, o ódio ou a mágoa.
Nosso coração também deve estar cheio do amor de Deus para que não caiba dentro dele mais nada a não ser o AMOR capaz de PERDOAR!!!! Pois o perdão é o amor em AÇÃO!!!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário