quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Amós: Eu não sou profeta!


Amós teve uma missão difícil.  Este pastor de ovelhas de Judá foi enviado por Deus para a nação de Israel.  Amós foi rejeitado pois como poderia uma nação forte e rica, ser tão rapidamente destruída?  O povo ficou perturbado pela mensagem deste pregador estrangeiro.  Até mesmo os líderes religiosos, que deveriam compartilhar a nobre missão de Amós, rejeitaram a sua pregação. 

Amós replicou:  "Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros.  Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse:  Vai e profetiza ao meu povo de Israel.  Ora, pois, ouve a palavra do Senhor.  Tu dizes:  Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque.  Portanto, assim diz o Senhor . . ." (7:14-17).

Amós não foi criado para ser um profeta.  Ele não recebeu treinamento especial em alguma escola para formar profetas.  Ele era apenas um homem comum, que proclamou uma mensagem de Deus.  Reis e sacerdotes não gostaram de sua mensagem, mas era a verdade.

Qual é a lição para hoje?  Deus não está impressionado com os ensinamentos teológicos.  Isso é importante, mas o que move o coração de Deus é uma dedicação inabalável à verdade de Sua Palavra!!!
http://www.estudosdabiblia.net/esc28.htm

Amós viveu numa época que as nações de Israel e Judá estavam prosperando junto com outras nações. Mas o relacionamento do povo com Deus estava muito mal! O povo escolhido por Deus também estava mergulhado na idolatria, na exploração dos mais fracos, na imoralidade, nas injustiças e corrupções, achando que tudo isso era benção deDeus.
A tarefa de Amós não era nada fácil, pois ele tinha que mostrar a todos que Deus não estava contente com aquela confusão e dizia: O julgamento está próximo e é impossível fugir dele. O livro termina com a promessa de Deus em restaurar todo Israel.
O que aprendemos nesse livro é que mesmo o povo sendo desobediente, Deus mandou seu profeta Amós para alertar o povo. Assim também é nos dias de hoje, Deus nos alerta das coisas erradas a todo o momento nos dando uma palavra na Bíblia, usando o papai e a mamãe para cuidar de nós e até mesmo com uma Palavra que você ouve aqui na Escolinha.
Além disso, as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, como vimos, no final do livro de Amós, Deus promete restaurar Israel. E anos mais tarde, Ele enviaria seu ÚNICO filho para morrer por nós, Jesus Cristo.
 
 
 

 
 

Fiz esta música! Tente colocar o ritmo que preferir:
Como andarão dois juntos
Se de acordo não estiverem?
Como andarão dois juntos
Se de acordo não estiverem?
Um quer ir pra lá (Duas  palmas)
Outro para cá (Duas palmas)
O que mais importa é saber aonde Deus quer me levar!

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário