sexta-feira, 23 de maio de 2014

Salmo1!

Salmo 1:1  “Bem-aventurado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

  Vamos falar sobre ser amigo, como vocês poderiam definir amigo, hoje para mim? (tempestade de palavras) Um amigo é alguém ligado ao outro por afeição, é um companheiro para todas as horas e se preocupa com o outro. O amigo fiel sempre quer ver o seu amigo bem, protegido, guardado, feliz. Temos visto que Jesus é o nosso amigo fiel de todas as horas. Na hora do medo, da angústia, da solidão, da desistência, de quando estamos fora dos seus caminhos. Ele nunca nos abandona e vai nos buscar onde quer que estejamos, como Ele mesmo mostra na parábola da ovelha perdida, que nós vimos no estudo anterior, ou como a alegria do pai na volta do filho pródigo.
 
Mas existe algo que nós precisamos entender: Jesus é meu amigo, mas Ele só pode fazer tudo isso por mim se eu deixar, se eu quiser. Ele jamais me forçará a tomar uma decisão, a fazer o que não quero.

Abra o seu coração, a sua mente agora e preste atenção no que vou lhe dizer: (convide a cada um em oração, pedir a Deus que abra seu coração, entendimento e mente a palavra que será compartilhada)
 
 
 
Dinâmica: Individualmente distribua a folha (modelo abaixo) e peça que cada um recorrendo apenas a Bíblia (salmo 1) responda as perguntas no espaço antes. Depois organize uma roda com os participantes e inicie o debate com as respostas de cada um e peça que registrem suas novas impressões sobre o assunto a partir do que estão ouvindo no espaço durante e em seguida vá dando as conclusões abaixo do modelo e peçam que anotem no espaço depois.
Conclusões do debate:
Quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores? São aqueles que não temem a Deus, que não crêem n'Ele como seu Senhor, Criador e Redentor e tentam influenciar outros a andar no mesmo caminho errado que eles andam. Muitas vezes se fazem passar como nossos amigos e criticam o pastor, o discipulador, contam piadas que envolvem o nome de Deus, dizem que essa coisa de santidade, de caráter, é tolice. O legal mesmo é fazer o que tem vontade, dizer o que quiser, não ter compromisso com nada nem com ninguém; essa história de entregar dízimo, de dar oferta na igreja é só conversa para dar dinheiro ao pastor. Vocês já escutaram estas vozes estranhas? E como lidaram com isso? Foram contaminados?

Qual é o juízo dos ímpios? Mas o Salmo 1 continua dizendo que os ímpios, essas vozes estranhas, esses que não andam nos caminho do Senhor, serão como a palha que o vento dispersa, não prevalecerão no juízo nem na congregação dos justos e o seu caminho perecerá. Isto quer dizer que não prosperarão em nada do que fizerem, embora, às vezes pareça que está tudo bem com eles, o seu caminho será de morte.

Quem são os bem aventurados? Os que não seguem estes conselhos, mas sentem prazer em buscar auxilio e refugio na Palavra do Senhor.
 
Qual é a promessa para os justos? Tudo que fizer prosperará, será como árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas.
Para ter acesso ao final desta aula clique em: http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/celulas/ecc026.html

 
 


 
Site com jogos bíblicos incluindo o Salmo 1: http://earado.brinkster.net/horafeliz/Jogos.htm
Livro Salmos para Crianças:
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário